Os cordões ópticos (também conhecidos como patch cords ópticos) são cabos muito utilizados em projetos de redes ópticas. São geralmente utilizados na interconexão entre switches e roteadores. Mas, com tantos tipos diferentes de cordões ópticos disponíveis no mercado, como saber qual tipo deve ser utilizado? Esse artigo tenta responder a esta questão, provendo algumas soluções. Antes de entramos neste tópico, é necessário rever alguns conhecimentos básicos a respeito dos cordões ópticos.

Relação entre Patch cords e Transceivers

patch cord é um tipo cabo óptico utilizado principalmente em sala de servidores (também conhecido como data centers) dos provedores. São estes cabos que fazem a interconexão entre os diversos equipamentos de uma rede óptica, por exemplo: a conexão da OLT (Optical Line Terminal, ou Terminal de Linha Óptica) com o DIO (Divisor Interno Óptico); ou a conexão dos patch panels. É composto de um cabo de fibra óptica, envolvido por uma capa interna de proteção e de uma capa externa de PVC retardante a chamas; possui uma fita de kevlar interna, que serve como um elemento de tração; e, pode ser terminado ou não (cabos híbridos) com o mesmo tipo de conector óptico em ambas as extremidades.

O que determinará o tipo cordão óptico a ser usado será o tipo de conector óptico dos equipamentos que serão interconectados. Existem diversos tipos de transceivers ópticos onde os cordões são utilizados: SFP+, X2, XENPAK, XFP, SFP (Mini GBIC), GBIC, etc. Eles também podem ser utilizados para realizar a interconexão entre o PTO (Ponto de Terminação óptica) e a ONU (Optical Network Unit, ou Unidade de Rede óptica) que são instalados na residência do cliente.

Exemplificando: suponhamos que temos um caso de ligação entre a OLT (Optical Line Terminal) e o DIO (Divisor Interno Óptico) no datacenter. Neste exemplo, nosso equipamento utiliza um Mini-Gbic SFP EPON de 20 Km modelo OT-8604-SF:

Este modelo de Mini-GBIC possui uma entrada SC e, portanto, temos de utilizar um cordão óptico que seja compatível com este conector. O cabo escolhido é o Cordão Óptico Simplex Monomodo SC/UPC 3 Metros OT-8819-SS, também da Overtek.

Confira como é realizada a conexão entre os equipamentos:

Abaixo, ambos o transceiver e o cordão óptico sendo colocados em produção:

Preste sempre muita atenção ao tipo de conector óptico de conexão (conector de entrada) do equipamento de rede ao qual o cordão óptico será conectado. No caso de um transceiver GBIC, o conector óptico do cordão deve sempre possuir o polimento do tipo UPC, alterando apenas o tipo de conector (modelos SC,LC,FC,ST). Porém, no uso de outros equipamentos, deve-se atentar para qual tipo de conexão é exigida.

Existem também as extensões ópticas, que são utilizadas em ambientes internos e possuem a função de fazer a transição entre o cabo óptico e o equipamento.

Como você pode ver neste artigo, a seleção correta do modelo do cordão dependerá, principalmente, do tipo de equipamento em que ele será conectado. Então se você procura por cordões e extensões ópticas com qualidade e confiabilidade, procure um representante da marca Overtek. Possuímos uma ampla gama de cordões e extensões ópticas e temos certeza que você encontrará um que o seu projeto necessita.