<![CDATA[Blog da Overtek]]> http://www.overtek.com.br/blog/ Sat, 27 Apr 2024 08:30:57 +0000 Zend_Feed http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Expandindo a Quantidade e Velocidade: Conhecendo um pouco mais sobre o protocolo GPON]]> http://www.overtek.com.br/blog/protocolo_gpon_overtek/ Expandindo a Quantidade e Velocidade: Conhecendo um pouco mais sobre o protocolo GPON

A tecnologia GPON veio como um tipo de atualização da famosa EPON (Ethernet Passive Optical Network). Com um possível aumento de banda e de limite de ONUs por porta, talvez essa seja a alternativa correta para o seu cenário.

A tecnologia GPON veio como um tipo de atualização da famosa EPON (Ethernet Passive Optical Network). Com um possível aumento de banda e de limite de ONUs por porta, talvez essa seja a alternativa correta para o seu cenário.

O GPON (Gigabit Passive Optical Network, ou Rede Passiva Óptica) é uma nova técnologia/protocolo de gerenciamento de rede ponto-multiponto passiva.

OLT GPON OT-8835-GP e ONU GPON Híbrida OT-2200-GP

 

A tecnologia GPON é resolvida pela série de definições do ITU-T (International Telecommunication Union-Telecommunication, que é um orgão europeu que regulamenta as normas e padronizações de redes de telecomunicação) de G.984.1 até a G.984.6, que são os protocolos que determinam como os equipamentos de rede devem operar e se comunicar na rede.

O GPON suporta um nível de taxa de dados superior ao EPON, possuindo taxas assimétricas de downlink e uplink, sendo Downlink = 2.5Gbps e Uplink = 1.25Gbps.

Tecnicamente falando, o usuário sempre consome menos upstream doque downstream, salvo algumas exceções. Por este motivo. isso tende a não ser um problema na rede GPON.

A eficiência das portas PON é de mais de 92% (Overhead baixíssimo).

Tecnologia GPON tem gerenciamento maior que ao EPON, atendendo nativamente até 128 ONUs por porta, com uma distância máxima de funcionamento entre os equipamentos sendo de 20 km.

Usando um mecanismo de alocação de banda dinâmica (Dynamic Bandwidth Allocation ou DBA) a OLT GPON pode rearranjar o tráfego de upstream para prover mais recursos a ONUs com excesso de tráfego. Para uma transmissão síncrona dentro do fluxo TDMA, cada ONU introduz um atraso de equalização. A OLT então filtra e trata o tráfego com base na identificação de cada ONU.

Todo o tráfego downstream acontece em modo broadcast em cada porta GPON. Cada ONU recebe os dados enviados, e somente responde aos dados pertencentes a ela.

A OLT passa as informações de upstream para as ONUs, que transmitem em “rajada” com um identificador (ONU-ID) adicionado ao quadro GEM. Para separar o tráfego dos usuários de acordo com o tipo e prioridade do serviço, entidades lógicas chamadas T-CONTs são usadas para atender o nível de SLA.

Os “T-CONTs” (Ou contêiner de transmissão), são um agrupamento de entidades lógicas . Eles são utilizados somente no sentido upstream e uma de suas funções é a atribuição de banda.

Essa são apenas algumas das características e vantagens de se utilizar uma rede GPON.

A Overtek está trazendo sua nova linha GPON, a começar pela OLT OT-8835-GP!

A OLT OT-8835-GP possui 4 portas Gigabit, 8 portas GPON e 4 Portas ópticas 10GE SFP+, suportando 1024 ONUs sob a proporção 1:128.

É um equipamento de última tecnologia e de fácil gerenciamento. Para quem escolher o protocolo GPON, é uma ótima opção!

]]>
Mon, 30 Sep 2019 16:52:10 +0000
<![CDATA[Conheça o Power Meter PON, equipamento que realiza a leitura da potência que a ONU envia!]]> http://www.overtek.com.br/blog/power_meter_pon/ Conheça o Power Meter PON, equipamento que realiza a leitura da potência que a ONU envia!

Você sabia que além do power meter padrão, em que se pode descobrir a potência de envio da OLT realizando a leitura com o equipamento, também é possível descobrir qual a potência a ONU está enviando os sinais de luz para a OLT?

Para isso, é necessário utilizar um modelo diferente de power meter, que é chamado de Power Meter PON.

Power Meter PON

Neste modelo, o equipamento apresenta duas entradas:
               PORTA "OLT/VÍDEO": Conecte o cabo DROP, que está recebendo a luz da OLT;
PORTA "ONT/ONU": Conecte a ONU ao power meter por esta entrada.

Exemplo das interfaces do Power Meter PON OT-8439-PM, que inclui um localizador de falhas (VFL ou Visual Fault Locator)

                                                                                                         Exemplo das interfaces do Power Meter PON OT-8439-PM, que inclui um localizador de falhas (VFL ou Visual Fault Locator)

O equipamento consegue realizar a leitura da potência de luz tanto de envio, quanto de recebimento das ONUs, pois trabalha como uma "ponte", captando a força do sinal em ambas as direções, e mostrando os valores ao usuário.

Não sei se você sabe, mas a ONU somente começa a enviar sinal para a OLT, após sincronizar com a mesma (geralmente, as ONUs possuem a LED "PON" que quando está acesa sem piscar, sinaliza que a ONU sincronizou com a OLT).

O Power Meter PON realiza uma "ponte" entre o link da ONU e da OLT, fazendo com que as duas sincronizem passando por ele. Com isto, é possível visualizar a potência de sinal de envio da ONU em direção da OLT.

Power Meter PON OT-8510-PM

                                                                                                                                             Power Meter PON OT-8510-PM

O equipamento realiza a medida das frequências simultaneamente, mostrando o resultado ao cliente. Caso esteja sendo usado uma ONU com problemas em sua saída óptica (baixo sinal ou inexistente, dificuldade de sincronização com a OLT são alguns exemplos), o técnico em campo, utilizando um Power Meter PON, pode detectar e resolver o problema no ato, evitando ter problemas futuros como abertura de chamados e reclamações de clientes.

OT-8439-PM exibindo as potências. O equipamento também realiza a leitura no comprimento de onda de 1550nm

                  OT-8439-PM exibindo as potências. O equipamento também realiza a leitura no comprimento de onda de 1550nm

Em resumo, este instrumento é ideal para ativação e manutenção de redes ópticas de telecomunicações, sendo de fácil usabilidade, poupando tempo, provendo ajuda rápida em localização de problemas com potência de sinal em ambos os lados.

A Overtek também possui alguns modelos de Power Meter PON, como o OT-8510-PM e o OT-8439-PM (acesse a página dos equipamentos para mais informações). Em ambos, é encontrada robustez e qualidade, duas famosas características encontradas nos equipamentos Overtek.

]]>
Wed, 25 Sep 2019 14:45:25 +0000
<![CDATA[ONU 4040VW & ONU OT-810G]]> http://www.overtek.com.br/blog/onu-4040vw-onu-ot-810g/ A Overtek acaba de lançar dois novos modelos de ONU EPON. Confira neste artigo as principais características e o porquê destes equipamentos já serem um sucesso total!

ONUs COM TECNOLOGIA DE PONTA

Como é popularmente conhecida, uma ONU (Optical Network Unit) é um dispositivo terminal de banda larga projetado para atender os usuários das redes FTTH das operadoras de telecomunicações, para fornecer acesso à Internet, televisão, telefonia e outros serviços IP.

A ONU é um dos pontos vitais de uma rede FTTx, pois é ela responsável por transformar o sinal da rede óptica em rede elétrica (cabos de rede) e Wireless, levando assim acesso à Internet aos computadores, televisores, celulares, etc.

Os equipamentos da Overtek foram projetados com o que há de mais avançado em tecnologia para redes EPON, sendo totalmente compatíveis com todos os protocolos padrões deste tipo de tecnologia.

O modelo OT-810G é uma ONU EPON de 1 porta Ethernet de 1Gbps, com capacidade de criar conexão PPPoE, DHCP, IP Estático ou Bridge. Já a ONU OT-4040VW é um equipamento EPON, que possui integrado um roteador Wireless; uma porta VoIP para telefone analógico; e suporte a serviço de IPTV.

ONU 810G

ONU OT-810G é uma solução de baixo custo e alto desempenho. O equipamento é gerenciável, via TELNET ou WEB, possibilitando o acesso às várias opções de configuração disponíveis.

O equipamento possui uma porta Ethernet Gigabit, e possibilidade de criação de uma conexão PPPoE, DHCP, IP Estático ou Bridge. A Taxa de Transmissão da porta PON é de 1.25Gbps em Downstream e Upstream. O conector padrão é o SC/UPC e a distância máxima de transmissão é de até 20Km!

Possui também indicadores LED, no qual pode-se verificar o status do equipamento. Seu gabinete é robusto e compacto, foi projetada para que não ocupasse muito espaço na residência do cliente.

É uma ótima escolha dependendo do cenário de atendimento do provedor.

ONU OT-4040VW

Visando ajudar os provedores diminuírem o tempo gasto com instalações de vários equipamentos, configurações demoradas e também a economizar espaço na casa de seus assinantes, a Overtek lançou no mercado a sua ONU mais completa: a OT-4040VW. É um equipamento EPON, que possui integrado roteador Wireless; quatro portas Ethernet, sendo uma delas Gigabit; uma porta VoIP para telefone analógico; e suporte a serviço de IPTV.

A famosa “ONU Completa”, vem para agregar ainda mais poder de atendimento nas residências dos assinantes: com duas poderosas antenas WiFi de velocidade de 300Mbps, o equipamento é capaz de atender com sobra a necessidade de uma rede wireless de alta velocidade.

Com um lindo gabinete e design robusto, o equipamento chegou para atender todas as necessidades dos provedores no provimento de acesso aos seus assinantes.

Escolher entre a OT-810G ou a OT-4040VW vai depender da necessidade e de quais serviços serão entregues para o assinante de Internet. Porem, tenha a certeza de que, ao adquirir qualquer um dos modelos, a qualidade e satisfação estarão garantidas!

Você pode encontrar estes e outros produtos da Overtek em nossas revendas!

]]>
Wed, 11 Sep 2019 17:56:12 +0000
<![CDATA[Cuidado com o raio de curvatura dos cabos ópticos!]]> http://www.overtek.com.br/blog/cuidado-com-curvatura-dos-cabos-opticos/ Já é de conhecimento comum que as fibras ópticas possuem uma ótima resistência a tração enquanto estiverem protegidas pelo cabo e suas superfícies de revestimento, gerando segurança a eventos externos. Por outro lado, em relação às curvaturas é necessário se ter alguns cuidados e seguir a determinação da fabricante para se evitar problemas na transmissão de luz.

O que é e como calcular o raio de curvatura mínimo de um cabo óptico

O raio de curvatura mínimo é o menor raio permitido ao curvar um cabo óptico sem que haja perda de luz. Nas instalações de cabos, os mesmos são curvados em muitas direções diferentes enquanto passam por conduítes ou são tracionados entre as roldanas.

Os cabos ópticos são compostos de diferentes materiais e caso sejam curvados muito além da zona de recomendação do fabricante podem sofrer danos, causando macrocurvaturas e microcurvaturas.

Macrocurvatura é um evento no qual o cabo é curvado além do seu raio máximo permitido, fazendo com que este tenha uma perda excessiva de luz passante pela fibra.

Já a Microcurvatura é causada também por curvaturas de raio excessivas. Este evento, porém, causa microdanos a fibra, comprometendo a mesma.

Para prevenir este tipo de dano foram criados padrões de raio de curvatura de vidro de fibra óptica. O padrão ITU-T G.657 veio trazendo vários avanços na questão da usabilidade em curvas dos cabos ópticos.

A tecnologia BLI (Bending-loss Insensitive ou Insensível a perda por curva) veio junto do padrão ITU-T G.657, trazendo alguns benefícios como:

° Oferecer características flexíveis para facilitar a instalação em ruas, prédios e residências;

° Reduzir os custos de implementação para os operadores e o custo total de propriedade (TCO) de uma rede FTTH;

° Maior flexibilidade nos cabos de fibra ótica, permitindo melhor instalação em cantos apertados de edifícios;

° Diminuir o tamanho de armários, pedestais, compartimentos e terminações, não precisando de tanto espaço para instalações. (por exemplo, em edifícios de apartamentos);

° Instalação mais engenhosa, levando a menos retrabalho.

Cabos Overtek DROP FLAT: alta tecnologia, qualidade e a melhor relação custo/benefício do mercado!

Os cabos Overtek possuem todas essas características, pois são fabricados seguindo rigoroso processo de produção e totalmente dentro dos padrões ITU-T G.657.A2.

Além do controle da qualidade na fabricação, os cabos também são certificados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o que dá ao provedor a tranquilidade de estar adquirindo um produto passou por rigorosos testes da agência reguladora nacional.

Além das vantagens de usar uma fibra com qualidade, os cabos DROP Overtek possuem uma capa de revestimento de alta proteção contra intempéries e elementos de tração de dois tipos de material: um em Aço; e o outro em FRP, que é uma fibra de vidro especialmente desenvolvida para aguentar forças de tração ao cabo.

]]>
Wed, 11 Sep 2019 13:10:14 +0000
<![CDATA[Patch Cord Óptico? Cordão Óptico? Extensão Óptica? Qual devo utilizar?]]> http://www.overtek.com.br/blog/patch-cord-cordao-optico-qual-devo-utilizar/

Os cordões ópticos (também conhecidos como patch cords ópticos) são cabos muito utilizados em projetos de redes ópticas. São geralmente utilizados na interconexão entre switches e roteadores. Mas, com tantos tipos diferentes de cordões ópticos disponíveis no mercado, como saber qual tipo deve ser utilizado? Esse artigo tenta responder a esta questão, provendo algumas soluções. Antes de entramos neste tópico, é necessário rever alguns conhecimentos básicos a respeito dos cordões ópticos.

Relação entre Patch cords e Transceivers

patch cord é um tipo cabo óptico utilizado principalmente em sala de servidores (também conhecido como data centers) dos provedores. São estes cabos que fazem a interconexão entre os diversos equipamentos de uma rede óptica, por exemplo: a conexão da OLT (Optical Line Terminal, ou Terminal de Linha Óptica) com o DIO (Divisor Interno Óptico); ou a conexão dos patch panels. É composto de um cabo de fibra óptica, envolvido por uma capa interna de proteção e de uma capa externa de PVC retardante a chamas; possui uma fita de kevlar interna, que serve como um elemento de tração; e, pode ser terminado ou não (cabos híbridos) com o mesmo tipo de conector óptico em ambas as extremidades.

O que determinará o tipo cordão óptico a ser usado será o tipo de conector óptico dos equipamentos que serão interconectados. Existem diversos tipos de transceivers ópticos onde os cordões são utilizados: SFP+, X2, XENPAK, XFP, SFP (Mini GBIC), GBIC, etc. Eles também podem ser utilizados para realizar a interconexão entre o PTO (Ponto de Terminação óptica) e a ONU (Optical Network Unit, ou Unidade de Rede óptica) que são instalados na residência do cliente.

Exemplificando: suponhamos que temos um caso de ligação entre a OLT (Optical Line Terminal) e o DIO (Divisor Interno Óptico) no datacenter. Neste exemplo, nosso equipamento utiliza um Mini-Gbic SFP EPON de 20 Km modelo OT-8604-SF:

Este modelo de Mini-GBIC possui uma entrada SC e, portanto, temos de utilizar um cordão óptico que seja compatível com este conector. O cabo escolhido é o Cordão Óptico Simplex Monomodo SC/UPC 3 Metros OT-8819-SS, também da Overtek.

Confira como é realizada a conexão entre os equipamentos:

Abaixo, ambos o transceiver e o cordão óptico sendo colocados em produção:

Preste sempre muita atenção ao tipo de conector óptico de conexão (conector de entrada) do equipamento de rede ao qual o cordão óptico será conectado. No caso de um transceiver GBIC, o conector óptico do cordão deve sempre possuir o polimento do tipo UPC, alterando apenas o tipo de conector (modelos SC,LC,FC,ST). Porém, no uso de outros equipamentos, deve-se atentar para qual tipo de conexão é exigida.

Existem também as extensões ópticas, que são utilizadas em ambientes internos e possuem a função de fazer a transição entre o cabo óptico e o equipamento.

Como você pode ver neste artigo, a seleção correta do modelo do cordão dependerá, principalmente, do tipo de equipamento em que ele será conectado. Então se você procura por cordões e extensões ópticas com qualidade e confiabilidade, procure um representante da marca Overtek. Possuímos uma ampla gama de cordões e extensões ópticas e temos certeza que você encontrará um que o seu projeto necessita.

]]>
Wed, 11 Sep 2019 12:44:09 +0000